Agora Ao vivo

Cientistas descobrem uma droga que regenera os dentes, sem necessidade de obturações

Postado há 2 anos na categoria Saúde

Cientistas no Reino Unido desenvolveram um novo material que pode ser inserido nos dentes para reparar e regenerar a dentina – o tecido duro, semelhante ao osso que forma todos os dentes.

Pesquisadores do King’s College de Londres identificaram uma droga que pode regenerar os dentes de dentro para fora, possivelmente reduzindo a necessidade de obturações artificiais.

A droga foi usada anteriormente em estudos sobre a doença de Alzheimer. Ela funciona ativando células-tronco na polpa do dente, levando a área danificada a regenerar o material dentário duro que compõe a maior parte dos dentes.

Assim como as massas regulares, que são inseridas nos dentes para bloquear os espaços onde as bactérias podem colonizar, o novo material é injetado no dente e endurecido com luz UV. Mas, uma vez dentro da polpa do dente, ele, na verdade, estimula células tronco a proliferarem e crescerem na forma de dentina.

“A simplicidade de nossa abordagem a torna ideal como um produto clínico dental para o tratamento natural de grandes cavidades, fornecendo proteção à polpa e restaurando a dentina”, disse o principal autor da pesquisa, Paul Sharpe. “Além disso, usar uma droga que já foi testada em ensaios clínicos fornece uma oportunidade real de levar este tratamento odontológico rapidamente para as pessoas”.