Agora Ao vivo

CEMITÉRIO POLONÊS FAZ PARTE DA ROTA DE TURISMO DE NOVA BASSANO

Descendentes de poloneses revitalizaram cemitério existente há 120 anos

Postado há 8 meses na categoria Fotos

O primeiro cemitério da região, onde estão enterrados descendentes de poloneses, está localizado no interior de Nova Bassano, na Capela Sagrado Coração de Jesus, na Linha Sétima.

Na quarta-feira, dia 01 de novembro de 2107, com a presença de moradores, descendentes, autoridades dos municípios de Nova Bassano e Vista Alegre do Prata, imprensa e dos vigários Gerson Bertelli de Vista alegre e Décio Podenski de Antônio Prado, foi realizada a celebração de inclusão do local na rota turística de Nova Bassano e pela revitalização de um dos cemitérios mais antigos da região.

O Sr. Pedro Gaieski, morador da comunidade e descendente de pessoas ali sepultadas, é um dos principais responsáveis pela conquista, pois há mais ou menos 30 anos tinha o sonho de revitalizar o local, em memória aos antepassados. No momento da celebração ele disse estar realizado por ter cumprido seu antigo sonho e salientou que enquanto estiver vivo vai cuidar do local e que espera que seus filhos e netos possam dar continuidade, com o intuito de preservar as origens e valorizar os imigrantes que tanto passaram trabalho para colonizar a região.

Poloneses que estiveram visitando o local no ano de 2015 enviaram mensagem manifestando a alegria do acontecimento e para agradecer a preocupação com a preservação das memórias estavam, no mesmo horário da celebração, em oração numa Igreja onde residem, na Polônia.

O Sr. Pedro Gaieski contou pra nós um pouco da história dos Poloneses que construíram a comunidade.


Comentários