Agora Ao vivo

Jovens são os que mais sofrem com desemprego no Brasil

Taxa de desempregados que possuem entre 18 a 24 anos é mais que o dobro da população geral

Postado há 3 meses na categoria Geral

Taxa de desempregados que possuem entre 18 a 24 anos é mais que o dobro da população geral

Os jovens são os que mais sofrem com o desemprego no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto a taxa da população geral sem ocupação fechou em 12,4% no segundo trimestre, entre os trabalhadores que possuem de 18 a 24 anos, a taxa ficou em 26,6%. O levantamento mostra que existem mais de quatro milhões de jovens com dificuldades de encontrar uma vaga no mercado de trabalho. No total, são 13 milhões de desempregados no país.

Ainda segundo o IBGE, mais de 30% dos jovens brasileiros não trabalham nem estudam. Para o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, o investimento em educação e em novas tecnologias é a chave para o sucesso desses jovens no mercado de trabalho e, consequentemente, do crescimento econômico e social do Brasil.

“Nenhum país se desenvolveu sem fazer uma grande aposta em educação, ciência, tecnologia, inovação. Esses são pilares fundamentais de uma agenda de um país. No Brasil não será diferente.”

O fortalecimento da educação está entre as propostas encaminhadas pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI, aos candidatos à Presidência da República. O objetivo é construir, nos próximos quatro anos, uma economia mais produtiva, inovadora e integrada ao mercado internacional.

Reportagem, Aline Dias

Comentários