Agora Ao vivo

Bento Gonçalves recebe exemplares da videira mais antiga do mundo

Plantio de mudas originárias da Eslovênia ocorreu nesta quarta-feira (26), marcando a abertura da feira Wine South America

Postado há 23 dias na categoria Notícias

© Franciele Gonçalves

Listada no livro dos recordes italiano como a videira mais antiga do mundo, uma parte da árvore de 500 anos agora está em Bento Gonçalves. Duas mudas vindas da Eslovênia foram plantadas no Parque da Fenavinho e no Ecomuseu da Cultura do Vinho. Realizado nesta quarta-feira (26), o ato marcou a abertura da feira Wine South America, que segue até o dia 29 de setembro.

“Estamos honrados e orgulhosos de representar o Brasil ao abrigar uma relíquia cultural. Isso significa a consolidação do país como membro da comunidade vitivinícola internacional”, ressaltou o prefeito Guilherme Pasin. A cerimônia contou com a participação da conselheira econômica da Embaixada da Eslovênia no Brasil, Suzana Pendic, e do embaixador da Itália, Antonio Bernardini.

Origem

Localizada no centro histórico de Lent, às margens do maior afluente do Danúbio, a videira original é sustentada na parede externa de uma casa do século 16. Tanto a residência histórica como a vinha são Patrimônio da Humanidade da Unesco. Apesar da idade, a árvore ainda produz cachos de uva. As dezenas de garrafas de vinho produzidas são oferecidas pelo prefeito da cidade de Maribor a importantes visitantes.

Os primeiros contatos para conseguir o exemplar se iniciaram há três anos. O italiano Signor Luigi Soini, mentor da coleção privada de 400 videiras do Ecomuseu da Cultura do Vinho, fez os contatos com as autoridades eslovenas. O objetivo era tornar possível a doação de sarmentos da vinha ao município gaúcho, conhecido como a capital nacional do vinho.

A concessão do material ocorreu juntamente com a doação para uma cidade italiana. De lá, o material foi trazido para o Brasil por Alberto Piz, diretor da empresa Milanez e Milaneze, realizadora da Wine South America.

Sobre o evento

A Wine South America – Feira Internacional do Vinho, reúne 250 expositores. Entre as palestras, o destaque fica para a participação do master of wine britânico Alistair Cooper. A programação completa e a compra de ingressos estão disponíveis no site www.winesa.com.br.

© Franciele Gonçalves


Comentários