Encontro de Diabéticos

19 pacientes fazem parte do grupo

Postado há 12 dias na categoria Geral

No dia 09 de maio, na ESF 23 de Maio realizou-se o grupo de Diabéticos Insulino-dependentes, com a participação de 19 pacientes. Ao chegarem à unidade passaram pela avaliação da enfermagem, sendo verificada a pressão arterial sistêmica, teste de glicose, peso e altura e avaliação médica do controle glicêmico mensal, bem como dos medicamentos de uso contínuo, necessidade de solicitação de exames laboratoriais complementares, vacinas e referenciamento para especialidades quando necessário.

Em seguida, realizou-se o exame anual de rastreamento da neuropatia diabética e doença arterial periférica. A avaliação incluiu os sinais e sintomas relatados pelo paciente, exame físico dos pés, palpação das artérias e, especialmente o teste para verificar a sensibilidade pressórica e tátil.

A detecção da perda de sensibilidade protetora é importante para identificar pacientes diabéticos que apresentem neuropatia periférica, e assim planejar reduzir o risco de desenvolvimento de feridas e eventuais amputações nos membros inferiores.

Crédito: ESF 23 de Maio


Comentários