VOX SAÚDE: Especialista do Ministério da Saúde dá dicas sobre a “pega”, fator importante para a amamentação

Especialista dá dicas para amamentação eficiente

Postado há 13 dias na categoria Notícias

Cadeira confortável, ambiente calmo e bebê com fome. Para muitos bastam estes detalhes para que a amamentação aconteça naturalmente, mas na “maternidade real”, nem sempre isso garante sozinho a tranquilidade do processo para a mãe e o bebê. Para facilitar o aleitamento, a pega e a posição correta estão diretamente ligadas a um ponto crucial para o sucesso da amamentação: garantir a produção de leite, ou seja, esvaziar a mama de forma eficiente é o sinal que o corpo precisa para produzir leite para a próxima mamada.

Quem dá dicas sobre como chegar à “pega” ideal é a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento do Ministério da Saúde, Janine Ginani.

“A ‘pega’ ideal é aquela ‘pega’ que a criança abocanha a maior parte da aréola, aquela parte escura do peito. Aparecendo mais a parte de cima da aréola do que a debaixo. A boca fica bem vedadinha, os lábios ficam voltados para fora, a gente chama de ‘boca de peixinho’. A boca fica completamente aderida à mama e não existe nenhum barulho e nenhum desconforto para a mulher durante esse processo”.

  A amamentação é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da mortalidade infantil. Por isso, incentive todas as mamães que você conhece a amamentarem os seus bebês. Para mais informações, acesse saude.gov.br.  

Comentários